Decepção
Sou ávido fã da série "Feios", emprestei e "contaminei" vários amigos com a leitura dessa série que para mim teve um desfecho borbulhante em "Especiais", principalmente depois de ler "Extras". O que achei de "Extras"? Desnecessário.
A protagonista da série desse vez não é a nossa querida Tally Youngblood, mas quem é chama-se Aya Fuzi uma feia que vive no Japão, pós revolução que ocorreu através de Tally e os outros especiais.
Uma coisa tem que ficar clara; a realidade de que Aya Fuzi vive é específica ao seu país, depois da revolução as regras da sociedade se modificaram(antes tudo era muito mais fácil de controlar, devido as cirurgias que mantinham as pessoas "avoadas"_. Detectei uma visão hobbesiana de ser humano no livro: a partir do ponto que as pessoas não podem mais serem controladas e começam a liberar seus "institutos" egoístas e que destroem a natureza; porque sempre o ser humano quer muito mais, cada vez mais, surge a necessidade de criar uma política que controle o ser humano e seus desejos... Ficou claro que cada Estado criou as ferramentas de modo singular para ter controle sobre os recursos. Uma forma criada pelo Estado em que Aya vive foi um sistema de méritos por fama e de recompensas por obrigações compridas (ir a escola, trabalhar)... Para ser alguém "rico" nesse mundo o ideal é que você seja o mais famoso possível, publicando videos (como é o caso de Aya e do seu irmão Hiro), ou sendo tão famoso a ponto de que as pessoas publiquem videos sobre você (Nana Love por exemplo).
Aya está longe de ser famosa, e o livro trata dessa obsessão dela para se encaixar nesse mundo, é nessa busca por matérias interessantes que ela conhece um grupo de garotas que não se preocupa com fama nem méritos, elas só querem saber de diversão através de uma espécie de esporte radical; surfe nas pranchas em velocidade de 300km por hora. Nessa parte achei que aya se parece muito com Tally no primeiro livro "Feios", essa coisa de Feia que não tem escrúpulos e trai os amigos para poder se encaixar no sistema.
Tally descobre um mistério inesperado que vai muito além da reportagem sobre as misteriosas garotas que ninguém acredita que existe e essa reportagem é seu passaporte para a fama. E ela realmente fica muito famosa alcançando a posição entre os 20 mais famosos logo após a exibição de sua reportagem, é ai que a nossa querida e verdadeira protagonista da série aparece, Tally a mais famosa entre todos os extras.
Parece que Aya descobriu algo que vai muito além de uma boa reportagem.
É ai em que Aya, seus amigos e os Cortadores entram numa aventura em busca de descobrir a verdade sobre esse grande mistério que pode destruir a humanidade. Apocalíptico não? Pois é, mas super chato e mal construído, não senti a firmesa nos personagens sem a sensação que estava lendo um livro da série "Feios", está tudo muito mal elaborado, poxa, POR QUE VOCÊ FEZ ISSO SCOTT WESTERFELD? O livro não tem 30% da qualidade dos anteriores, o mistério é patético e desnecessário, Tally nem parece a mesma de antes, a estádia dela na história foi superficial e mal elaborada, Aya Fuse é uma cópia da Tally quando "Feia" e os outros personagens são irrelevantes.
As descrições das aventuras estão péssimas, ou não sei interpretar, ou esse livro está muito mal escrito.
Fiquei super animado quando soube que teria continuação de "Especiais", apesar de achar estranho tendo em vista que eu achei o desfecho da série perfeito. Mas, tudo bem, mais história? Tô dentro.
A narrativa nessa obra está extremamente mal construída, muitos momentos não consegui me envolver e depois uns 4 dias para terminar esse livro. Não foram raros os momentos em que eu não conseguia entender... O mistério do livro é uma droga, a Tally Youngblood desse livro não parece ser a mesma dos 3 livros anteriores. Mal construída.
Não sei porque o Scott Westerfeld fez esse livro, sério mesmo, para vender mais e ficar rico? Poxa, que falta de profissionalismo.
Enfim, para quem leu e gostou da série feios, recomendo que pare em "Especiais" nem vá para esse livro, ele não vai acrescentar nada, é uma verdadeira decepção se comparado ao restante da série.
sábado, 16 de junho de 2012
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Overdose de Desventuras em Série
O skoob é site em que podemos marcar os livros lidos, o que vão ser lidos e basicamente falar sobre livros...desde que passei a fazer parte da rede deu-me vontade de ler uma infinidade de novos livros e de terminar a leitura de uma das minhas séries favoritas da infância; desventuras em série. Quando eu tinha entre doze e quatorze anos, eu adorava essa série, mas infelizmente na época eu não consegui acompanhar... Em meios passeios na biblioteca da UFRN, descobri 8 volumes da série, logo me deu vontade de ler e nessas férias resolvi entrar de cabeça nessa série, peguei os 5 volumes que me faltam na biblioteca e 3 ao 8 e pedi emprestado do 9 ao 13 a uma amiga! Essa semana pretendo terminar todos e espero conseguir fazer uma resenha especial do ultimo volume ! :~
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Sexy, veloz e sagaz, isso é A série instrumentos Mortais.
Um trama envolve. Essa frase resume a série os imortais, personagens extremamente carismáticos, ação, romance, aventura... O livro não é nem um pouco parado, consegue prender a sua atenção, e você realmente se envolve.
A autora deu a sensação que trabalhou muito bem na obra, entrelaçando os pontos minuciosamente, não é desses livros que você lê e tem a sensação que estão enchendo linguiça, tudo tem um porque muito bem explicado.
Adorei a escrita da Cassandra Clare, os personagens tem uma coisa maravilhosa, é impossível não se afeiçoar a todos eles. São todos muito bem elaborados, os conflitos psicológicos são sérios e contém fundamento.
Eu meio que rejeitei a obra, no primeiro momento que vi porque eu detestei as capas, eu achava que se tratava de algo sobre super-heróis, inclusive, eu acho a arte da capa meio nada haver, mas ela brilha então tudo bem...
Enfim, tentei fazer uma resenha sem nenhum comentário em si, sobre os acontecimentos, porque tudo é spoiler nesse livro, e embora adivinhações sobre acontecimentos não sejam o forte da trama, eu não quero fazer ninguém deixar de se surpreender...
No começo da leitura, eu não botei muita fé, porque a história tem uma coisa que as outras série do gênero tem, mas essa série apesar de ter coisas já batidas, as mesmas apresentam-se de maneira singular, interessante, inteligente e de forma que agrada o leitor de uma forma toda especial.
Sexy, veloz e sagaz, isso é A série instrumentos Mortais.
Em primeiro lugar, fiz essa resenha no skoob, mas tive a ideia de criar o blog e deixar as coisas mais organizadinhas! :)
Assinar:
Postagens (Atom)